Nossa Historia

 

A Historia  do Nosso Movimento começa com a criação do Instituto Nova União da Arte – NUA em 2000, uma organização da sociedade civil que tem por missão promover o desenvolvimento social, econômico e comunitário de Vila Nova União por meio da arte, educação, esporte e geração de renda. As ações do NUA se baseiam numa diretriz político–pedagógica pautada pelo fortalecimento de uma coletividade participativa, protagonista e gestora de seus processos de inclusão social.

A história de Vila Nova União e a luta de seus habitantes por transformar a realidade local se entrecruzam com a do artista cearense Antônio Hermes de Sousa. Ao se dedicar à arte-educação com escultura e entalhe em Febens do Estado de São Paulo, em outubro de 2000, Hermes, sensibilizou-se pelas condições de miséria dos moradores que viviam da coleta de material reciclado do Lixão Bota Fora, decidiu atuar no bairro de União de Vila Nova. Viu crianças, jovens e adultos vivendo à margem da sobrevivência, sob condições de saúde, educação, cultura e lazer precárias. Um local sem saneamento básico, com esgoto correndo a céu aberto, altos índices de violência, e baixa renda familiar, criando um ambiente hostil e impedindo um planejamento de vida que buscasse a independência das ações e do futuro desta população.

Recolhendo pedaços de madeira, Hermes passou a realizar oficinas de escultura e entalhe para jovens, e aos poucos foi agregando outros moradores e educadores sociais em torno de sua arte e na criação e articulação de uma rede de atores e organizações sociais em prol do desenvolvimento da comunidade, que deixou o posto de segunda mais violenta da cidade de São Paulo para alcançar o resultado de conviver á cinco anos sem nenhum homicidio segundo dados da CDHU e da Policia Militar.